28 junho 2014

Onde andam os registros de hóspedes do Hotel das Cataratas?

O blog de Foz reproduz esta 'estranha nota' publicada
no site oficial do site Foz do Iguaçu Destino do Mundo 
sobre o sumiço dos livros de ouro 
do Hotel das Cataratas. 


Quando assumiu o Hotel das Cataratas, em 2007, a rede Orient-Express* recebeu as instalações e, junto, as obrigações previstas no contrato de arrendamento, com prazo de 20 anos. Os quatro livros de ouro que registravam os hóspedes ilustres do hotel desde 1959, no entanto, não vieram no “pacote”.

Provavelmente, os registros estão até hoje com a antiga concessionária, a Cia. Tropical de Hotéis, que atualmente se chama Tropical Hotels & Resorts Brasil, com sede no Rio de Janeiro e hotéis em Manaus (AM), João Pessoa (PB) e Porto Seguro (BA). Seria interessante que os livros do hotel viessem a Foz do Iguaçu, já que guardam aspectos interessantes da história da cidade. Continue lendo a nota original com fotos no site.    


Opinião: 
Os documentos pertencem a Foz do Iguaçu. Deveriam ser enviados de volta à cidade e desta vez para ficar sob a responsabilidade de uma instituição a ser criada já que Foz do Iguaçu não possui museu. Lembro que a Lei que cria o Museu Municipal de Foz do Iguaçu é de 1969. Sem dúvida, um descaso. Sugiro que as autoridades do turismo, da cultura e o prefeito Reni Pereira Foz se interessem para repatriar os livros. Sugiro que o assunto seja levado à direção da antiga Rede Tropical de Hotéis onde, lembremos, trabalhei.  

Nota:
Mudança de nome: Hotel das Cataratas by Orient Express mudou de nome. Agora é Belmond Hotel das Cataratas. Todos os hoteis e resorts Orienet Express em todo o mundo foram "renomeados" e desde março de 2014  são chamados de Belmond. A propriedade intelectual do nome Orient Express criado pela Compagnie Internationale des Wagons-Lits (CIWL) pertence a Wagons-Lits Diffusion de Paris. 

Nenhum comentário:

Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial