22 maio 2010

Rota do café - a mais nova rota de turismo temático regional do Paraná

Quando o mundo produzia 90 milhões de sacas de café por ano, o Paraná, sozinho, produzia 20 milhões. O café fez o Paraná. Pelo menos o Norte do Paraná. A geada de 1970 foi o fim da época de ouro do café no Paraná. Hoje, a rica história legada pelo café pode ser conferida no mais novo roteiro de turismo do Paraná. Se chama a Rota do Café que inclui os municípios de Londrina, Arapongas, Rolândia, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Assaí, Santa Mariana, Bandeirantes, Cambará, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Santo Antônio da Platina, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Tomazina e Ibaiti. O projeto Turismo Norte Paranaense é assinado pelo Sebrae Paraná sob a direção do consultor e gestor do projeto, Sérgio Garcia Ozório. Assim, coloco a nova rota no meu pedestal oficial para rotas turísticas na coluna da esquerda do blog. Por enquanto veja o site do projeto aqui.

Comtur de Foz sugere que Foz tenha a presidência da Paraná Turismo

O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur)de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli enviou correspondência ao governador do Paraná, Orlando Pessuti que assumiu recentemente no lugar do ex-governador Roberto Requião, pedindo ao governador que consiodere a possibilidade de Foz do Iguaçu participar no governo atual e especifica a possibilidade de alguém de Foz do Iguaçu assumir a presidência da Paraná Turismo para ocupara avga que era do atual secretário de Estado do turismo. O deputado Dobrandino Gustavo da silva levou a carta pessoalmente para ser entregue ao governador Pessuti.

Segue a carta:


Ao Ilmo. Senhor
Orlando Pessuti
Governador do Estado do Paraná


Of. 045/10 Foz do Iguaçu, 06 de maio de 2010.



Prezado Senhor,

Inicialmente gostaríamos de parabenizá-lo pela brilhante atuação neste cargo tão importante para o Paraná. Acreditamos em sua capacidade e confiamos plenamente que nosso estado está sendo conduzido por pessoas da mais alta competência política e técnica.
O Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu (COMTUR) é um órgão consultivo e deliberativo que congrega e representa entidades do setor de turismo, tanto público quanto privado, dentre suas atividades desenvolve a análise de projetos de interesse turístico e apresenta pareceres que possam nortear as ações do turismo, sempre voltados ao desenvolvimento sustentável da nossa cidade e região.
O COMTUR desempenhou papel importantíssimo também na formação do Fórum de Governança Regional e atualmente é representado em diversos Conselhos que atuam na cidade e região oeste do estado do Paraná e tríplice fronteira.
Manifestamos a nossa posição quanto ao atual momento político de nosso estado, especialmente quanto à possibilidade de que merecidamente a cidade de Foz do Iguaçu participe de forma mais ativa no governo atual podendo ocupar a vaga disponível da Presidência da Paraná Turismo.
Tal pretensão se dá em razão da competência técnica com que as instituições em nossa cidade e região tem sido conduzidas nos últimos tempos, além de que Foz do Iguaçu é detentora de todos os pré-requisitos previstos para fazer parte de sua equipe de governo, já que se apresenta o seguinte cenário:

• Foz do Iguaçu foi em 2009 o melhor destino turístico do Brasil entre localidades do interior do país reconhecido pelo Ministério do Turismo.
• A cidade ficou em primeiro lugar na categoria "não capital" do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional - Relatório Brasil 2009 do MTur;
• O destino é um produto conhecido e comercializado pelas principais operadoras nacionais e internacionais;
• É o 2º destino brasileiro que mais recebe turistas estrangeiros, dados da EMBRATUR (2008);
• Oferece ao mercado multiprodutos nos segmentos de ecoturismo, turismo de aventura, turismo de esportes, turismo cultural, turismo de negócios e eventos, turismo técnico-científico, turismo náutico, turismo de compras, etc.
• Recebeu o Prêmio10 Mais do Turismo 2009”, concedido pela tradicional revista Brasil Travel News como melhor Destino Turístico Nacional;
• Foi o 3º Lugar no ranking nacional da ICCA como cidade no Brasil que mais recebe eventos internacionais, dados de 2008;
• É a 2ª Melhor Atração Turística do Brasil (2009) – Opinião dos leitores do portal Viaje Aqui, a Revista Viaje e Turismo e o Guia Quatro Rodas;
• É o 7º Melhor Destino de Ecoturismo – Pelo guia O Melhor de Viagem 2008;
• As Cataratas do Iguaçu foi o atrativo mais lembrado pelos leitores do conceituado jornal britânico The Guardian 2009;
• Foz do Iguaçu é o 13° pacote mais vendido no Brasil, com 10,9% do mercado (MTur, 2008);



Este cenário pode ser observado, em razão de um esforço de competências e parcerias que tem se desenvolvido, especialmente nos últimos quatro anos e que vem se fortalecendo cada vez mais, em um trabalho constante de investimentos financeiros em infraestrutura física e qualificação de serviços.
Neste contexto, nos colocamos à disposição de seu governo no sentido de apresentar um de nossos representantes, para compor a equipe de trabalho da Paraná Turismo a exemplo do que aconteceu em 2007 para o cargo de Secretário Municipal de Turismo, podemos lhe garantir que tal atuação será da mais alta competência, contribuindo ainda mais para um excelente governo e o desenvolvimento sustentável do Estado do Paraná.


Cordialmente,


Newton Paulo Angeli
Presidente

20 maio 2010

Revista DIVA publica material sobre Famtour da Pluna ao Uruguai

Saiu muito boa a reportagem sobre a visita ao Uruguai feita por jornalistas do Oeste do Paraná (Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel). Se você está em Foz do Iguaçu, a revista está nas bancas.

ParqueNacional do Iguaçu: Patrimônio Natural Mundial


As bandeira do Brasil, do Paraná e do Patrimônio Mundial tremulam no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) do Parque Nacional do Iguaçu. Já volto ....

19 maio 2010

Ficha Técnica: Hotéis e Serviços que verifiquei no Uruguai

Logo após chegarmos a Montevideu partimos para Colonia del Sacramento ou em turistiquês fizemos o traslado para Colonia. Ao chegar na cidade fomos direto para o Hotel El Mirador onde fomos recebidos eplo gerente Gustavo Silveira com um jantar maravilhoso, boa coversa e comida boa e farta. Duas integrantes do grupo pernoitaram nesse hotel próximo a um shopping e bem central.

Eu e meu colega de quarto, Adilson Borges ficamos no Hotel Italiano. Adorei os detalhes do pátio interno do Hotel Italiano com direito à fonte e um jardim de inverno.

Fizemos uma visita técnica ao Sheraton Colonia Golf Spa Resort. Hotel ***** às mragens do rio de la Plata. Vê detalhe da piscina à beira rio. O hotel lota na alta temporada e é muito buscado por residentes de Buenos tantos argentinos como estrangeiros residentes lá. É frequentado também por turistas internacionais dos quatro continentes. Colonia é uma surpresa. Aposte nisso!
Já esta foto ao lado é da churrasqueira da Fazenda, sede de turismo rural chamada El Terruño. O local recebe empresários, eventos, grupos à passeio que são atendidos em diferentes ambientes. Lembra construções gaúchas do Rio Grande do Sul. Há passeios de charretes, boa comida e gente amável que contam como tudo aconteceu.
Em Montevideo pernoitamos e jantamos no Regency Golf Hotel Urbano que é parte de ua cadeia uruguaia que tem três outros hoteis. Logo após o jantar fomos levados, de muito bom gosto, ao El Milongon - casa de show e centro de danças que pertence a um grupo de danças local. Onde escutamos tangos, milongas e descobrimos o Candombe - a música negra do Uruguai.

18 maio 2010

Cataratas - Rio e la Plata


Não sou um grande fotógrafo mas estou muoto contente com essas duas fotos. Me deu um estalo na cabeça e me deu vontade de chamá-las Holocataratasdo Iguaçu porque as vi de maneira completa. É como se houvesse um cordão umbilical ligando o que está em baixo com o que está em cima. Detectou a tendência? Gostei de ver que a Neblina que si das Cataratas está ascendendo e se encontrando com as nuvens que me parecem estar a entre 800 e 1.00o metros.
Como fotografei? Estava no assento de janela no Bombardier da Pluna que decolou do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu-Cataratas sentido à cabeceira que dá para o Parque Nacional do Iguaçu (PNI). Avião tranquilo e rápido sobe facilmente. Logo estavamos vendo as Cataratas à minha direita. O que significa Argentina à direita.
Assim que sobrevoa as Cataratas em linha reta, curvando ligeiramente à esquerda, se vê lá embaixo, a pista do Aeroporto Internacional Iguazú e logo já entramos nas nuvens. Creio que o tempo total de voo até aqui foi algo em torno dos 3 a 5 minutos a menos que tenha demorado demais eu não tenha notado. A partir daí, galgamos às nuves e chegamos naquela terra da fantasia branca como um mar de lã de carneirinho. A próxima grande vista, daquelas de arrancar suspiros e exclamações já foi em Montevidéu quando o avião passou direto, deixando a terra para trás, adentrou o grande rio, ou o rio-mar, e fez curva à direita, curva à esquerda voando sobre o mar-rio escuro pontuado por navios e mais navios cheios de containers e mais containers, De repente veio aquela curva que eu gosto, fechada, que faz a asa passar voando para cima e outra parabaixo, daí mergulha suave mas decididamente para a pista. Em um ou dois minutos, tocamos a terra do Uruguai. Fiz todo o trajeto Iguaçu-Rio de la Plata em 1h e 30 minutos. Recomendo! Esse voo já é a viagem!

15 maio 2010

Que Aeroporto! Montevideo, Uruguai: já é em si uma atração


Este é o conceito do novo Aeroporto Internacional de Monteviudéu, Uruguai. O desenho é do arquiteto uruguaio Rafael Viñoly. Foi construido para substituir o antigo Aeroporto Internacional Carrasco que aparece em seguida. O velho Carrasco está ao lado do novo terminal. Escutei que o velho terminal será transformado em Centro de Convenções. Na terceira foto, uma foto do Aeroporto como está hoje. Foi construído e é administrado pela iniciativa privada. Ou seja é administrado pela Puerta del Sur S.A. parte do Grupo Eurnekian fundado por Eduardo Eurnekian que por sua vez controla o empresa Corporación America que administra também todos os Aeroportos argentinos inclusive o de Puerto Iguazú e, tem mais, pelo que vi tem até investimentos na Armênia. Se você quer ver como seria o Brasil com aeroportos privatizados, se ligue nesse grupo.

13 maio 2010

Colônia do Sacramento - Maravilha de Portugal no Uruguai

Os espanhois já haviam fundado Buenos Aires. Os portugueses reagiram. Manuel Lobo governador da Capitania do rio de Janeiro cumprindo ordens de Lisboa, fundou uma povoação fortificada no outro lado do Rio de la Plata. Foi em 1680. A povoação se chamou Colonia do Santíssimo Sacramento. Daí, vieram as intrigas. Clonia foi tmada pelos espanhóis. Depois, entregue aos portugueses. Continuou trocando de mão até um dia ser Uruguai. Ainda hoje Portugal está ligado em Colônia do Sacramento. Portugal tem um consulado lá. E ainda: Colônia é uma das Maravilhas Portuguesas do Mundo como voce pode conferir no vídeo da RTP lé embaixo. Anos depois, em 2010, eu desembarquei lá. Colônia é Patrimônio Cultural da Humanidade.
Aqui é a Calle de los Suspiros (Rua dos Suspiros). A rua estreita vai desembocar no rio. Aqui desembarcavam os escravos. E subiam por esta rua em direçao aos desconhecido. Por isso, os suspiros. Essa ligação com o tráfico de escravos faz com que Colônia hoje possa ser parte da Rota da Escravo - a proposta da Unesco para um turismo cultural, étnico ligado àquele capítulo vergonhoso da humanidade que atravessou o Oceano e chegou ao Novo Mundo.
Uma das ruas do centro histórico de Colônia. Com o vento do outono, as ruas se cobrem com as folhas dessas árvores. É um espetáculo que se repete e é fotografado milhares de vezes por ano. Mas todos têm a impressão que acabam de descobrir o cenário.

Caso não visualize bem a tela, clique aqui para ver vídeo no site original.

Coluna de Mauro Picini sobre o Fam Tur ao Uruguai


Clicando na foto acima você poderá ler a edição do Jornal do Oeste de Toledo, Paraná. Toledo fica no Oeste do Estado do Paraná. Mauro Picini que assina a super coluna foi parte do famtur à ROU - Repúlica Oriental do Uruguai. Ele também é apresentador do programa Ligado em Você pela RIC TV - braço paranaense da TV Recorde. Clique na imagem para ampliá-la e curtir as grandes vistas.

09 maio 2010

Obrigado Uruguai! Agradecimento a pessoas que fizeram do Press Trip um sucesso!

Este é um agradecimento aos uruguaios responsáveis pelo sucesso do Press Trip promovido pelos escritórios da Pluna Líneas Aéreas Montevidéu, São Paulo e Foz do Iguaçu a Pluna Vacation, hotéis de Colonia, Montevideu e Punta del Este. Graças a eles, há um pequeno grupo de jornalistas de Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel (Paraná), dipostos a montar um fã clube do Uruguai no Brasil. Destaco, nesta postagem:

Leonardo Balbiani gerente da área de recpetivo da Pluna Vacation em Montevidéu nos recebeu no moderníssimo Aeroporto de Carrasco, na quarta-feira, na capital uruguaia e permaneceu com o grupo até o embarque de volta para o Paraná. Agradeço a paciência e a dedicação dele e de todo o pessoal que encontramos no decorrer dos dias em que permacemos na República Oriental do Uruguai (ROU).

O nome dele é cumprido: Angel Martin Rodriguez Rodriguez Alves Fernandez. Grande personagem, motorista do Piá - microônibus fabricado pela Comil de Cascavel com motor Agrale da empresa Trans Hotel que faz receptivo em Montevideo e todo o país. Martín, nos impressionou pela sua bondade, conhecimento e bom humor. Ele foi o guia que apresentou a cidade de Piriápolis aos participantes do Famtur-Prees Trip.

Mirta Pose, guia de turismo, primeira à esquerda, fotografada com o apresentador Mauro Picini e Silvana Canal. Dona de um bom comando do português e da psiqué dos turistas brasileiros, hábil e dedicada, Mirta não piscava para pegar o celular e ligar para onde quer que fosse necessário para conseguir alguma coisa que pudesse aumentar o bem estar do grupo. Exemplo: ela nos mostrou por fora, o Palácio Legislativo. Só isso teria bastado. No outro dia não teríamos tempo para fazer a visita normal em um dos seis ou sete horarios oficiais. Via celular ela falou com o protocolo e nos conseguiu a visita ao interior do prédio que é Câmara de Deputados e Senado. Quando o grupo se despediu de Mirta no Hotel Conrad já em Punta del Este, quatro dos nove participantes choraram. Obrigado!

Alejandra Trochi, guia de turismo em Colônia do Sacramento, conseguiu, em poucos minutos conquistar a confiança, a atenção do grupo e mostrou as belezas dessa cidade que é parte integrante da Lista do Patrimônio Cultural Mundial ou da Humanidade. Graças a ela ainda flui em nossas cabeças as informações sobre Colonia del Sacramento: o bairro Real de San Carlos, a Igreja de San Benito a primeira do Uruguai, a Plaza de Toros construida pelo patriarca argentino Nicolás Mihanovich - depois falo dele e a área chamada de Ciudad Vieja (Cidade Velha) da cidade fundada por portugueses há 320 anos. Agradecimentos também a Martín Cuadrado da Associação de Turismo de Colônia. Todas pessoas muito boas e decentes. Volto ao assunto.
Censo de Observadores de Aves

Hora Mundial